sexta-feira

Árvore: 79

Nome popular: Escovinha de garrafa, escova de garrafa pendente.
Nome Científico: Callistemon viminalis
Família: Myrtaceae
Origem: Austrália
Etimologia
            Calistemon: do grego kálos = bonito + stemom = estames, estames bonitos. Viminalis: com ramos longos e pendentes.

            Aspectos ecológicos
            Gosta de viver a pleno sol, em áreas de clima subtropical, tropical, tropical de altitude e tropical úmido. Ou seja, adaptam-se bem a solos encharcados ou secos. É uma planta muito rústica e de bom crescimento sob as mais variadas condições, pode ser cultivada virtualmente em todo território brasileiro.

            Informações botânicas
             Árvore de 5-7m de altura, tronco ereto com casca saliente, fissurada longitudinalmente, de cor cinza. Ramagem numerosa, densa, longa, pendente, disposta no tronco todo, formando uma copa arredondada. Folhas simples, verde-escuras, flores de cor vermelha, os frutos são cápsulas lenhosas, esféricas e contém grande número de sementes diminutas.

            Características e usos da madeira
             Madeira muito dura

            Outros usos
            É uma árvore com características ornamentais notáveis, principalmente pela leveza e colorido de sua copa. É utilizada para plantios em jardins e parques, isolada, em grupos ou formando renques. É particularmente indica para arborização de ruas. São muito atrativas aos beija-flores.

            Referências bibliográficas

JÚNIOR, M. C. da S.; LIMA, R. M. C. Árvores urbanas Brasília – Guia de Campo. Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 2010. 280 p.

Nenhum comentário: