sexta-feira

Árvore: 78

Nome popular: Coração de negro
Nome Científico: Poecilanthe parviflora
Família: Leguminosae – Papilionoideae
Origem: África

Etimologia
            Aspectos ecológicos
Planta característica da floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Ocorre quase que exclusivamente no interior da floresta primária densa e preferencialmente em solos argilosos profundos, entretanto cresce muito bem em áreas abertas. Floresce durante o período de outubro e novembro e a maturação dos frutos ocorre entre os meses de junho e julho. Distribui-se naturalmente pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná até o Rio Grande do Sul.

            Informações botânicas
Espécie arbórea com 15-25 metros de altura e tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca com coloração parda. A copa é densa e arredondada, as flores são brancas e pouco vistosas e os frutos são vagens indeiscentes contendo uma única semente.

Características e usos da madeira
Madeira bastante pesada, com textura fina e de alta resistência ao apodrecimento e ao ataque de cupins de madeira seca. Sua madeira tem grande aplicação industrial.

Outros usos
As cascas contêm tanino e são próprias para curtume e entram na medicina contra a diarréia, a disenteria e as hemorróidas. As folhas são muito indicadas na oftalmia e também como forrageiras porque contêm azoto e constituintes minerais. As flores têm propriedades emolientes indicadas para erupções da pele e furúnculos. As sementes reduzidas a pó servem para combater as escrófulas e submetidas à prensa fornecem óleo fixo e sicativo, superior ao do linho, que serve para pintura e, na Índia, usam contra a lepra. A casca solta uma goma insolúvel na água e da qual, no Tibete extraem tinta vermelha; o resíduo dessa extração é usado ainda como adesivo, à guisa de goma arábica e também entra na falsificação na indústria de tecidos de cor.
Sua forma é elegante e adapta-se a qualquer terreno, tendo rápido crescimento. Serve para arborização de parques, jardins e ruas.

Referências bibliográficas

Nenhum comentário: