Quem somos


Atuamos com profissionais capacitados experientes na área de Ciências Agrárias e Engenharia.

Portfólio

TREINAMENTO EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GERENCIAL PARA PARA EMPRESAS, PREFEITURAS, PARQUES, CONDOMÍNIOS, RESIDENCIAIS, ETC. ENVOLVENDO ARBORICULTURA.

Levantamento por meio de imagens de satélite da projeção de copas das árvores, densidade arbórea nas vias públicas para identificação de “ilhas de calor”;


Levantamento por meio de imagens de satélite de áreas prioritárias para implantação da arborização e estabelecimento de critérios para plantio e cronograma de execução após identificação das ilhas de calor;

Detalhes: Utilizando o software livre QuantumGis e o complemento OpenLayers Plugin, são selecionados aleatoriamente parcelas distribuídas pela área urbana compostas por quadras para a realização do estabelecimento de critérios para implantação e cronograma de plantio por ruas para o município.



Elaboração de lista de espécies florestais adequadas para plantio de acordo com a região;

Inventário georreferenciado e avaliação fitossanitária das árvores com recomendações técnicas de manejo;

Detalhes:
Inventário qualitativo e quantitativo apresenta um diferencial quanto aos utilizados nos EUA por considerar a frequências das espécies dentro do contexto em que se localiza o indivíduo valorado. Esse método foi desenvolvido por SILVA FILHO (2002) na cidade de Jaboticabal – SP. 
Envolve o Levantamento de características botânicas e fisionômicas, avaliação fitossanitária com recomendações de manejo para as árvores em áreas urbanas no município. O Inventário georreferenciado pode ser realizado com estação total e Global Position System (GPS). 
Realizamos identificação do indivíduo (número, nome popular e nome científico), localização por setor e coordenadas geográficas, nome do responsável técnico, altura geral, altura da primeira bifurcação e tipo de bifurcação, PAP (perímetro a altura do peito), largura da calçada ou tipo de canteiro, tipo de pavimento, perímetro do colo, diâmetro da copa, sentido da inclinação, ângulo da inclinação, estado geral, local de desequilíbrio, risco de queda, fenologia, afloramento de raiz, participação na paisagem, tipos de fiação, tipo e qualidade de ação realizada, recomendação de ação, cupim, interferência no tronco, presença ou ausência de liquens, ninhos, insetos, corpo de frutificação (fungos), epífitas, parasitas e foto.


- Sistema de valoração das árvores em vias públicas com mapa;

A valoração das árvores é mais uma ferramenta para auxiliar nas estratégias de conservação e manejo dos indivíduos arbóreos localizados em áreas públicas, uma vez que esse valor é calculado a partir dos dados qualitativos e quantitativos dos próprios indivíduos que geram resultados, tais como estado geral, localização, valor biométrico, valor da espécie, valor de condição e a frequência da espécie, utilizados na fórmula de cálculo de valoração individual e relativo.
A valoração das árvores é mais uma ferramenta para auxiliar nas estratégias de conservação e manejo dos indivíduos arbóreos localizados em áreas públicas, uma vez que esse valor é calculado a partir dos dados qualitativos e quantitativos dos próprios indivíduos que geram resultados, tais como estado geral, localização, valor biométrico, valor da espécie, valor de condição e a frequência da espécie, utilizados na fórmula de cálculo de valoração individual e relativo.


Avaliação Fitossanitária e Cadastramento Arbóreo  

Curso voltado à avaliação fitossanitária e ao cadastramento arbóreo, envolvendo técnicas para os cuidados e metodologias de profissionais que atuam com a atividade de plantar e manejar árvores.

Público alvo: O curso é indicado para estudantes, técnicos de prefeituras, profissionais liberais e de empresas privadas.


Mais informações: arboreo@arboreo.net

 

Avaliação fitossanitária e cadastramento de Orquídeas

Tem como objetivo introduzir o conceito de avaliação fitossanitária em orquídeas, seu histórico e metodologia de realização. Capacitar os participantes na classificação e avaliação de organismos, injúrias e o reconhecimento dos organismos que causam danos às plantas e algumas metodologias de cadastramento de domínio público.



Mais informaçõesarboreo@arboreo.net


Como os insetos funcionam

Tem como objetivo capacitar o aluno para reconhecer insetos benéficos e insetos que causam danos às plantas. Métodos de controle e monitoramento dos principais insetos praga em culturas agrícolas e urbanas.















Público alvo: O curso é livre direcionado para produtores, técnicos, iniciantes e leigos em entomologia. 
Mais informações: arboreo@arboreo.net


OUTROS SERVIÇOS:
Inventário e diagnóstico da arborização (Programa Município Verde Azul)
Edição de publicações técnicas (Livros,Manuais, Guias e Revistas)

Manejo e controle de pragas
Levantamentos e diagnósticos fitossanitários;
Laudo de sanidade biológica;
Recomendação de controle fitossanitário.

Cadastramento arbóreo nos moldes da EDIF (São Paulo)
Fornecemos o material necessário;
Planilha de cadastramento arbóreo (Excel) e fotos encaminhadas via e-mail;
Correção do cadastro com as alterações feitas pelo técnico da EDIF;

Educação ambiental
Condução e poda de árvores;
Organização e realização de cursos;
Projetos educacionais;

Outros serviços agronômicos e florestais
Tomografia e Resistografia de árvores urbanas;
Cadastro Ambiental Rural - C.A.R.
Laudo e caracterização da vegetação;
Visitas técnicas com parecer/laudo/relatório fotográfico;
Inventário florestal;
Projeto, implantação e orientação técnica para viveiros florestais;
Projetos e implantação de sistemas agro-florestais;
Projetos de revegetação de áreas ciliares;
Projetos de reflorestamentos (teca, pinus, eucaliptos, seringueira, etc);
Treinamentos e palestras técnicas. 

    Compartilhe nossos serviços!


Envie sua mensagem para: arboreo@arboreo.net