quarta-feira

Hábito das plantas

O hábito de uma planta é a sua forma de vida quando adulta.

Árvores - São plantas lenhosas, geralmente com um tronco único levando a copa até o dossel. As árvores formam a maioria da biomassa em florestas. Outras formas de vida usam as árvores como suporte (cipós e epífitas), ou seus ambientes são altamente influenciados por elas (arbustos e ervas). As espécies ocupam estratos diferentes na floresta. A maioria das espécies atinge o dossel. Algumas espécies (principalmente de Leguminosae) podem ser emergentes, com copas acima do dossel. Outras ocupam o estrato abaixo do dossel e são denominadas de subdossel. Árvores pequenas e arvoretas formam o sub-bosque no interior da floresta. Arvoretas podem parecer arbustos e a distribuição é muito subjetiva. Árvores grandes podem parecer arbustos ou arvoretas quando jovens, e algumas ficam pequenas até ter condições melhores de crescimento quando uma clareira se forma.

Arbustos - São plantas lenhosas, pequenas com um caule principal, ramificado desde a base. Arbustos, arvoretas, árvores pequenas, ervas e plantas jovens formam o sub-bosque. Os arbustos, ao contrário de arvoretas e árvores pequenas que apresentam um caule único com ramificações na parte apical, apresentam ramos saindo junto ao solo. Muitos arbustos pode ser cespitosos quando apresentam vários caules saindo da base. A densidade de arbustos é maior em áreas alagadas próximas a igarapés, em áreas secundárias e no sub-bosque da capinarana.

Ervas terrestres - São plantas terrestres com caule não lenhoso, geralmente pequenas. Existem ervas que são especializadas em determinados ambientes. Ervas aquáticas vivem dentro d´água ou em solos muito encharcados. Ervas tem folhas próximas ao solo, podendo ser na forma de roseta, ter pecíolos compridos ou até ramos eretos, elevando as folhas acima do chão. Ervas escandentes usam outras plantas como suporte. Às vezes epífitas que caíram do dossel continuam vivas no chão. Certas ervas são saprófitas, plantas sem clorofila que retiram nutrientes da matéria orgânica em decomposição, às vezes associadas a fungos. Saprófitas são visíveis apenas quando com flores ou frutos.

Lianas (cipós) - São plantas que nascem no solo e sobem nas árvores que usam como suporte, sempre apresentando um tronco fino no chão. Cipós (lianas ou trepadeiras) forma uma parte muito importante da floresta. Em geral apresentam folhas apenas no dossel e às vezes é difícil associar as folhas com o tronco, principalmente quando vários cipós estão sobre a mesma árvore. Em geral cipós são muito pouco coletados e conhecidos  que as outras formas de vida. Cipós verdadeiros germinam no chão e, usando outras plantas como suporte, crescem até o dossel, onde se espalham e florescem. As espécies apresentam diferentes estratégias para subir na planta hospedeira. Algumas espécies apresentam estruturas especializadas para se agarrar e subir, como gavinhas, ganchos e espinhos, outras apresentam um caule volúvel que se enrola na planta suporte. Em alguns casos cipós jovens podem parecer arbustos ou arvoretas. Hemiepífitas podem parecer cipós, mas ao contrário destes germinam no dossel e lançam raízes ao solo.

Epífitas - São plantas principalmente herbáceas que usam outras plantas para sustentá-las e não tem ligação com o solo. Epífitas germinam e crescem somente nos galhos ou nos troncos de árvores. É uma forma de vida bem especializada, porque elas têm que aguentar variações às vezes extremas de temperatura e umidade. A maioria tem adaptações especiais para sobreviver em períodos com pouca água. A maioria usa a planta hospedeira apenas para suporte, mas outras são hemiparasitas, que suplementa seus recursos com água e nutrientes sequestrados da planta hospedeira. Hemiepífitas podem parecer epífitas quando sem contato com o solo. 

Hemiepífitas - São plantas lenhosas ou herbáceas que usam outras plantas como suporte, mas têm uma conexão com o solo. Hemiepífitas incluem basicamente dois modos de crescimento. Algumas germinam no dossel e emitem raízes ao solo, outras germinam no dossel e emitem raízes ao solo, outras germinam no solo e sobem normalmente grudadas ao tronco das árvores. Destas, algumas mantêm a conexão com o solo, enquanto outras tornam-se epífitas quando a parte basal da planta morre. Algumas alternam a forma da vida. Os "mata-pau" são hemiepífitas que germinam no alto, como epífitas verdadeiras, e depois emitem raízes ao solo. Essas raízes engrossam e podem se unir, formando um tronco que abraça a planta hospedeira. Em alguns casos esta morre e o tronco do mata-pau se mantém como uma árvore verdadeira. Hemiepífitas podem ser confundidas com cipós, mas não apresentam um tronco único e este é geralmente mais fino na base que no alto.


Fonte: Flora da Reserva Ducke: Guia de identificação das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amazônia Central / José Eduardo L. da S. Ribeiro...[et al.] Manaus: INPA, 1999. 816 p.

Nenhum comentário: