quinta-feira

Tronco

É o caule lenhoso de árvores, em geral a parte sem ramos ou galhos. 

Forma do tronco - A forma do tronco pode variar entre a base, junto ao solo, e a primeira ramificação da copa. O aspecto do tronco como um todo pode ser circular, quando a secção horizontal tem forma aproximada ao círculo; acanalado, quando a secção é irregular, com depressões e elevações longitudinais, formando canais; fenestrado, do latim "o que tem janelas", quando apresenta cavidades profundas formando buracos no tronco; arestado ou cristado, quando tem projeções longitudinais em geral agudas na forma de cristas ou arestas; nodoso, quando com nós salientes em geral arredondados e resultantes de caulifloria; tortuoso, quando apresenta sinuosidades longitudinais; e torcido, quando se desenvolve de maneira espiralada sobre o mesmo eixo.
Em geral as plantas têm um tronco único e solitário, mas algumas espécies têm a capacidade de produzir diversos troncos e, neste caso, a planta é denominada cespitosa. O hábito cespitoso é frequente em palmeiras e arbustos, principalmente em áreas abertas ou alagadiças.



Base do tronco - A base do tronco pode apresentar características que ajudam no reconhecimento de espécies ou até mesmo famílias. Pode ser reta, dilatada, digitada, acanalada ou apresentar raízes modificadas como sapopemas e raízes escoras.

Fonte: Flora da Reserva Ducke: Guia de identificação das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amazônia Central / José Eduardo L. da S. Ribeiro...[et al.] Manaus: INPA, 1999. 816 p.

Nenhum comentário: