sexta-feira

Árvore: 58

Nome popular: Sombreiro, palheteira
Nome científico: Clitoria racemosa
Família: Fabaceae
Origem: Brasil

Etimologia
Aspectos ecológicos
Planta decídua, característica de formações secundárias da floresta pluvial amazônica. Apresenta nítida preferência por solos férteis e úmidos. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.
Informações botânicas
Altura de 6-12 m, dotada de copa larga e tronco curto de 50-70 cm, de diâmetro, revestido por casca acinzentado-escuro, fina e lisa, com ritidoma lanticelado. Flores azul-violeta, frutos vagens achatadas, com poucas sementes igualmente achatadas.
Características e usos da madeira
Sua madeira é moderadamente pesada, more medianamente resistente, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade sob condições naturais. Pode ser empregada na construção civil, como divisórias internas, forros e para confecção de brinquedos e caixotaria.
Outros usos
A árvore proporciona ótima sombra, além de apresentar características ornamentais. É recomendada para arborização urbana e rural. Como planta rústica e de rápido crescimento, é presença indispensável nos reflorestamentos heterogêneos destinados a reconstituição vegetal de áreas degradadas de preservação permanente.
Referências bibliográficas

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 1992.

Nenhum comentário: