sexta-feira

Árvore: 57

Nome popular: Paineira-rosa, paineira, árvore-de-paina
Nome científico: Ceiba speciosa
Família: Malvaceae
Origem: Brasil

Etimologia

Aspectos ecológicos
Planta decídua, característica da floresta latifoliada semidecídua. Ocorre tanto no interior da floresta primaria densa como em formações secundárias, prefere solos férteis ded planícies aluviais e fundos de vales. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, amplamente disseminadas pelo vento.
Informações botânicas
Altura de 15-30 m, dotada de ampla copa globosa, tronco cilíndrico e volumoso de 80-120 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma estriado e aculeado quando jovem. Suas flores são grandes e muito vistosas, seu fruto é uma cápsula com sementes envoltas por fibras brancas (painas).
Características e usos da madeira
Sua madeira e leve, pouco resistente, mole, de textura grossa, de baixa durabilidade natural. Pode ser empregada na confecção de canoas, cochos, gamelas, cepas de tamanco, caixotaria e no fabrico de pasta celulósica.
Outros usos
A paina foi outrora muita usada no enchimento de colchões e travesseiros. A árvore é extremamente ornamental quando em plena floração, a qual ocorre com a planta sem folhas; é fornecedora de ótima sombra quando enfolhada, prestando-se admiravelmente bem para paisagismo de grandes jardins e praças. É ótima para plantio em áreas degradadas de preservação permanente.

Referências bibliográficas

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 1992.

Nenhum comentário: