quinta-feira

Árvore: 11

Nome popular: Araucária
Nome científico: Araucaria angustifolia
Família: Araucariaceae
Origem: Brasil

Etimologia 
Araucaria, deriva de Arauco, região do Chile, donde procede a espécie tipo; angustifolia, do latim angustus, estreito, pontudo e folium, folha (Reitz & Klein, 1966).

Aspectos ecológicos
A espécie Araucaria angustifolia é nativa do Brasil e possui uma ampla área de distribuição. Segundo Hueck apud Sanquetta & Netto (2000), a área de ocorrência natural da Araucaria Angustifolia concentra-se formando agrupamentos densos, sobretudo na parte leste e central do planalto sul brasileiro nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ocorrendo também como ilhas esparsas no sul e nordeste do Estado de São Paulo e, mais raramente, em algumas partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa espécie também ocorre na Província de Missiones, na Argentina.

Informações botânicas
Trata-se de uma típica conífera brasileira, árvore grande e perenifólia, de tronco reto e quase cilíndrico, com altura variando entre 10m e 35m, fuste com até 20m ou mais e, diâmetro à altura do peito acima de 50cm, quando adulta, alcançando melhor desenvolvimento a partir dos 30 anos de idade.

Características e usos da madeira
A madeira da araucária apresenta boas características físicas e mecânicas em relação a sua massa específica. Segundo Jankowsky et al. apud Embrapa (2002) tratase de uma madeira moderadamente densa (0,50 a 0,61g/cm³), a 15% de umidade; com massa específica básica (densidade) de 0,42 a 0,48g/cm³; de superfície lisa ao tato e medianamente lustrosa; de cheiro agradável; de coloração branco-amarelada; textura fina e uniforme; facilmente trabalhável com ferramentas manuais ou máquinas, aceitando bem acabamentos superficiais; e fácil de colar.
Outros usos
Dessa espécie também pode ser obtida resina, extraída, principalmente da casca. A resina destilada fornece alcatrão, óleos, terebintina, breu, vernizes, acetona e ácido pirolenhoso para várias aplicações industriais e outros produtos químicos (EMBRAPA, 2002). A casca da araucária, devido a sua espessura (até 10cm, nas árvores adultas) e elevada concentração de resina, também possui considerável poder calorífico, sendo indicado para energia.
A semente de araucária, conhecida como pinhão, tem de 3cm a 8cm de comprimento, por 1cm a 2,5cm de largura e peso médio de 8,7g. Sua amêndoa é rica em reservas energéticas, servindo para a alimentação humana, de animais domésticos (principalmente suínos) e da fauna silvestre. O pinhão também apresenta propriedades medicinais, sendo indicado para o combate a azia, a anemia e a debilidade do organismo (EMBRAPA, 2002).

Referências bibliográficas
REITZ, R.; KLEIN, R.M. Araucariaceae. Itajaí: Herbário Barbosa Rodrigues, 1966. 29p.
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42019/1/CT0060.pdf
            http://www.ipef.br/identificacao/araucaria.angustifolia.asp

Nenhum comentário: