quinta-feira

Árvore: 10

Nome popular: Magnólia
Nome científico: Michelia champaca
Família: Magnoliaceae
Origem: Índia e Himalaia

Etimologia 
Michelia : sem informação. Champaca: do sâncrito champaka, ou do concani txapém = flor ou txampo = árvore. Magnólia: Homenagem a P. Magnol (1638 - 1715), diretor do jardim Botânico de Montpellier na França.

Aspectos ecológicos
Não é indicada para regiões de clima tropical

Informações botânicas
Árvore de 7-10 m de altura, tronco cilíndrico, casca parda levemente fissurada. Ramagem disposta de maneira a formar copa característic, decorativa, piramidal na juventude. Folhas simples, verde-claras, de 10-18 cm de comprimento. Flores aromáticas e de coloração amarela. Frutos na forma de cápsulas coriáceas, verde-acinzentadas.

Características e usos da madeira
Esta planta é cultivada também para uso de madeira, podendo chegar a até oito metros de altura, com uma madeira clara, usada para fabricação de móveis. Seu porte médio não é indicado para a madeira de construção.

Outros usos
Árvore de copa muito ornamental, principalmente por sua uniformidade piramidal na juventude. Adequada para uso paisagístico tanto para o plantio em parques e jardins como para arborização de ruas e avenidas. É uma das espécies mais cultivadas nas ruas das cidades do norte do Paraná. As sementes são muito apreciada por pássaros.

Referências bibliográficas

LORENZI, H., et al. Árvores exóticas no Brasil: Madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa – SP, Editora Plantarum, 2003.
SILVA JR, M. C. 100 Árvores urbanas -  Brasília: guia de campo. Brasília - DF, Editora Rede de Sementes do Cerrado, 2010. 280 p.

Nenhum comentário: