quarta-feira

Cedro - Cedrela odorata



Nome Científico: Cedrela odorata L.
Família: Meliaceae.
Nomes Comuns: Cedro, Cedro-Rosa, Cedro-Vermelho, Cedro-Branco, Cedro-Batata, Cedro-do-Brejo, Cedro-Pardo, Cedro-Verdadeiro, Acujú, Cedro-Cheiroso.

Ocorrência: Em todo Brasil tropical nas formações vegetais, à exceção do cerrado. Ocorre freqüentemente na mata Atlântica e em quase toda a floresta pluvial Amazônica, mais freqüente no Sul da Bahia, no vale do rio Doce em Santa Catarina, ocorrendo também em São Paulo, no Norte do Paraná e em Mato Grosso até às fronteiras do Paraguai. Também é comum nas matas ciliares do interior do país e dos demais paises da América do Sul. É encontrado também no México, Equador, Peru e Guianas. Habita mata de terra firme, preferindo solos profundos e úmidos. No Amazonas encontra-se em solos argilosos nas terras firmes e também em solos arenosos.  
Características Morfológicas: Árvore grande com sapopemas na base, atingindo a altura de 30 a 35 m, de crescimento rápido tanto por semente como por estaca, decidual, com belíssima folhagem.  Tronco fissurado 90-150 cm de diâmetro. Folhas compostas, alternas, paripinadas, com 25-35 cm de comprimento e 5-8 pares de folíolos opostos, sésseis, geralmente glabros, de 8-15 cm de comprimento. Os ramos novos desprendem cheiro de alho quando quebrados. Plantas monóicas com inflorescências terminais, pendente de 20-40 cm de comprimento, com flores unissexuais, brancacentas, em panículas cimosas. Fruto cápsula elipsóide, deiscente de 3,0-4,0 cm de comprimento (esta é a principal característica diferencial da espécie afim Cedrella fissilis que é muito maior, de 4,5-8,5 cm), lenhosa, com sementes aladas, pequenas e achatadas, facilmente dispersadas pelo vento. A semente está em uma sâmara, com a expansão aliforme e papirácea para um só lado.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófila ou de luz difusa, seletiva higrófita, características das matas primárias e secundárias altas de terra firme.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro a fevereiro. A frutificação ocorre a partir de maio com a planta totalmente sem folhas. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.
Obtenção de Sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Cobrir os frutos durante a secagem com tela fina para evitar que as sementes sejam levadas pelo vento. O número de sementes por quilograma varia de 18500 a 40000 unidades, medindo com a asa cerca de 30-40 mm de comprimento por 10-14 mm de largura e sem a asa medem, aproximadamente, de 8-10 mm de comprimento por 5-6 mm de largura, com forma oblonga e comprimida. O índice de germinação vai de 75 a 86%. A semente pode ser viável até 6 meses.

Produção de Mudas: Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso; cobri-las com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A germinação é epígea, ocorrendo em 12-18 dias e a taxa de germinação geralmente é superior a 80%. Em 70-120 dias de transplante em saquinhos individuais já podem ser levadas para plantio no local definitivo. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, podendo atingir 3-4 metros de altura em 2 anos.
Armazenamento: As sementes são recalcitrantes, perdendo gradativamente a viabilidade quando armazenadas em condições ambientais de baixa umidade.

Nenhum comentário: