quinta-feira

Conflitos entre arborização e equipamentos urbanos - Até quando?

Muitos são os problemas causados do confronto de árvores com equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, postes de iluminação, etc. Estes problemas são muito comuns de serem visualizados e provocam, na grande maioria das vezes, um manejo inadequado e prejudicial às árvores. É comum encontrarmos árvores podadas drasticamente e com muitos problemas fitossanitários, como presença de cupins, brocas, outros tipos de patógenos, injúrias físicas como anelamentos, caules ocos e podres, galhos lascados, etc.
Neste sentido, é fundamental considerarmos a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborização de ruas. Este manejo envolve etapas concomitantes de plantio, condução das mudas, podas e extrações necessárias. 
Planejamento antes de qualquer projeto de arborização é essencial. Infelizmente não é o que temos visto ultimamente em todas as cidades brasileiras. Em decorrência desta falta de planejamento conflitos entre árvores e a infra-estrutura urbana é cada vez mais comum e notável.




Flamboyant antes da poda em Piracicaba-SP

Flamboyant depois da poda em Piracicaba-SP

Mais:

http://www.nationalgridus.com/non_html/shared_safety_tree.pdf

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/energiaparaocrescimento/noticia/2012/10/11/noticias_internas_energia_para_o_crescimento,323045/conflitos-entre-arvores-e-rede-eletrica-podem-ser-evitados-com-apoio-do-programa-premiar.shtml

Nenhum comentário: