terça-feira

Como controlar a erva-de-passarinho


A erva-de-passarinho é uma planta parasita de distribuição cosmopolita. Todas as espécies pertencem a Família  Loranthaceae que reúne cerca de 40 gêneros e 1500 espécies, atacam geralmente as plantas lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até sua morte se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda de passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes.

De difícil combate, emite raízes especiais denominadas haustórios, que penetram no caule e nos ramos da planta hospedeira, sugando-lhe a seiva e causando sua degeneração. 
A recomendação é que seja realizada a poda dos galhos afetados pela erva-de-passarinho, pois este parasita suga a seiva das plantas e, caso não seja retirada, pode provocar a morte da árvore. 
                                                           
A poda deve ser realizada no período de inverno, antes da produção de sementes da planta parasita, quando as folhas das árvores caem e a praga fica mais visível. 
É recomendado fazer a limpeza e raspagem dos galhos afetados que sejam mais grossos e que não possam ser podados, cortados ou eliminados por causa da localização. 
Com auxílio de um facão ou ferramenta similar, deve-se remover a parte aérea da parasita e, depois, cortar e raspar todas as raízes da erva-de-passarinho. Evitando a rebrota da parasita a partir de tecidos aderidos ao galho ou tronco das plantas de interesse. 
Não é recomenda a aplicação de herbicida, já que há risco de o produto afetar também as árvores atacadas. 


Não é possível dizer exatamente quanto tempo uma árvore contaminada pela erva demora a morrer. O tempo de vida da árvore, após a contaminação, depende de sua espécie, da qualidade do solo e de seu nível de estresse, que esta ligada ao local onde esteja fixada e ao nível de poluição do ar no lugar onde viver. 

Quanto à época de produção de sementes da erva-de-passarinho, ela varia conforme a espécie da parasita. A produção de sementes depende da época do florescimento da espécie (Struthantus vulgarisS.elegansS. flexicaulisS.polyrhizusS.uraguensiseS.polyanthus) e da região onde ela ocorre.

O suco das folhas frescas de S. flexicaulis é recomendado para bronquites, pneumonia, pleurisias, hemoptises, dores no peito, pontadas e outras afecções respiratórias. O chá das folhas, por decocção (cozimento): Doenças do útero e hemorragias. 





Referências:

http://www.webartigos.com/artigos/erva-de-passarinho-proliferacao-ou-erradicacao/4029/
 
http://www.biologico.sp.gov.br/noticias.php?id=162

Nenhum comentário: