terça-feira

NORMAS TÉCNICAS PARA TRANSPLANTE DE ÁRVORES


0 - Procurar um(a) engenheiro(a) agrônomo(a) ou florestal qualificado. 

1 - Realizar poda com no mínimo trinta dias antes do transplantio reduzindo a área foliar em um terço. Não realizar corte radical em galhos mais grossos, o que dificultaria a brotação posterior.

2 - Executar, por ocasião da poda, a sangria, que consiste em abrir no solo uma canaleta (feita com ferramenta manual) a uma distância de aproximadamente 50 a 80 cm do tronco e com profundidade mínima de 40 cm. Irrigar com abundância a canaleta aberta após estas operações.

3 - No dia do transplante, aprofundar a canaleta cuidadosamente. As raízes mais grossas (diâmetro maior ou igual a 5 cm) devem ser cortadas com ferramentas adequadas. O torrão deve ser trabalhado manualmente de modo a apresentar-se em forma de funil, estreitando-se o diâmetro de acordo com sua profundidade; o tamanho do torrão dependerá da espécie e do porte da árvore.

 4 - Marcar no tronco a indicação da posição da árvore em relação ao norte geográfico.

5 - O torrão somente poderá ser içado quando não houver mais raízes prendendo-o ao solo, utilizando-se cintas apropriadas feitas de lona ou material similar para não provocar ferimentos ou descascamentos no tronco que possam comprometer o sucesso do transplantio.

6 - Providenciar o amarrio do torrão com sacos de aniagem ou similar antes de içá-lo, de modo mantê-lo firme durante o transporte.

7 - Providenciar transporte adequado ao porte da árvore a ser transplantada.

8 - As covas que receberão as árvores devem ser preparadas com pelo menos quinze dias de antecedência ao plantio, observando-se o seguinte: a) apresentar dimensões compatíveis com o tamanho do torrão; b) receber adubação, no fundo da cova, de trezentos gramas de fosfato natural;c) receber adubação de trezentos gramas de superfosfato simples incorporados à terra vegetal de boa qualidade com a qual será preenchida a cova.

9 - Irrigar abundantemente a cova antes de se colocar a árvore, até a formação de barro no fundo da mesma.

10 - A árvore deve ser colocada cuidadosamente na cova, observando-se a sua posição em relação ao norte geográfico, devendo ficar bem firme e seu colo devidamente nivelado com o solo.

11 - Após o transplantio, as árvores deverão ser amarradas com cintas resistentes (feitas de tiras de borracha de pneu de caminhão ou similar) ligadas a cabos igualmente resistentes fixados no solo em três pontos, no mínimo; no caso de árvores de grande porte, o amarrio será feito com cabos de aço.

12 - Terminado o transplante, deve-se proceder à rega abundante.

13 - As árvores devem ser irrigadas abundante e alternadamente nos primeiros trinta dias após o transplantio, e de dois em dois dias nos trinta dias subseqüentes(um dia sim/dois dias não).

Obs.: Verificar se a espécie a ser transplantada aceita transplante.

Fonte: RedeFlorest@l-BR

Mais informações: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

Nenhum comentário: