sexta-feira

Arborização muda paisagem em canteiros centrais em vias públicas de Manaus


Desde novembro do ano passado, quando teve início a temporada de chuvas na cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) intensificou o trabalho de plantio de mudas nas vias urbanas e canteiros centrais. Foram realizadas ações na área de intervenção do Prosamim, no bairro Alvorada, nas avenidas André Araújo, no Aleixo, Torquato Tapajós, na altura do Santos Dumont até a entrada do aeroporto, na Avenida Costa e Silva, na Raiz, e atualmente na Alameda Cosme Ferreira, da altura do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, até o novo complexo viário do São José. Já foram utilizadas, aproximadamente 3,5 mil mudas nessas ações. No total, 42 corredores viários da cidade com canteiros centrais com espaço para plantio.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, explica que o trabalho de arborização da Prefeitura de Manaus é resultado de um trabalho planejado que se tornou um diferencial para a cidade. “Estamos chegando a locais que nunca haviam recebido mudas com a preocupação em relação ao tamanho das covas, altura das mudas e correção de PH do solo para compensar a falta de nutrientes”, afirmou Dutra, ressaltando que hoje todos esses cuidados são tomados e o resultado já pode se ver visto nas vias públicas.
As covas abertas para a arborização urbana têm em média 60 cm x 60 cm, diâmetro suficiente para receber as mudas com torrões de aproximadamente 40 cm x 40 cm. “Com esse tamanho de torrão, as raízes já são suficientemente fortes para crescer”, afirma o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Nildo Menezes. Segundo ele, ao contrário do que possa parecer, os canteiros centrais possuem profundidade suficiente para o plantio, bastando apenas que sejam tomadas as medidas corretas para o procedimento.
Outra preocupação da Semmas é a de, antes do plantar, realizar um trabalho de sensibilização junto aos moradores e comerciantes do entorno sobre a importância de preservar e ajudar na manutenção das mudas. “Toda ação de arborização é precedida de um trabalho de educação que é fundamental para combater o vandalismo, uma das principais causas de perdas de mudas”, comentou a chefe da Divisão de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco. Na antiga Silves, onde foram colocadas 200 mudas de pau pretinho e jutairana, os técnicos da Semmas abordaram comerciantes, moradores e até os lavadores de carros que atuam na área. Outra ação recente da secretaria foi a complementação do plantio de mudas no canteiro central do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, na avenida André Araújo, no trecho que era utilizado frequentemente pelos motoristas para fazer retorno irregularmente.
Nesta segunda-feira, os técnicos da Semmas trabalham na arborização do canteiro central da Alameda Cosme Ferreira, entre a Bola do Coroado e o São José. Serão plantadas no local 250 mudas.

Nenhum comentário: