domingo

Atentado contra as árvores

Ao mesmo tempo em que Manaus sofre com uma onda de calor, com temperaturas acima dos 36 graus centígrados, há quem parece não se preocupar com os efeitos positivos que uma boa árvore tem para a cidade.
E justamente em uma das áreas com maior movimento de pedestres, onde uma sombra é sempre necessária, na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade, árvores são     envenenadas por vândalos ainda não identificados.

Pelo menos quatro árvores na avenida, uma importante área comercial, podem ter sido envenenadas, segundo indícios encontrados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Uma destas árvores, um jambeiro, já está morto. As outras ainda apresentam parte da folhagem verde, mas também devem ser substituídas pela prefeitura.
As árvores são ficus, oitizeiros (Licania tomentosa) e um jambeiro (Syzygium malaccense). “Os dois ficus e o oiti ainda têm folhas verdes, o que é um indicativo de que existe funcionamento vegetativo na árvore, mas o jambeiro já está perdido”, afirma a chefe do setor de Corte e Poda da Semmas, Eliane Souza, que fez a vistoria nas árvores. A secretaria não tem informação de quando as árvores foram plantadas na área, mas são indivíduos grandes que estão ali certamente há décadas.

Nas árvores foram encontradas perfurações que teriam sido usadas para a aplicação de herbicida. Alguns destes furos estavam fechados com isopor. Foram colhidas amostras para exames em laboratório para comprovar o envenenamento e o produto utilizado. Foram solicitadas também imagens de câmeras de monitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública, para ajudar a identificar os responsáveis.


Foto: Divulgação/ Semmas
 
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, estas árvores têm importância paisagística para o centro de Manaus. O ato de vandalismo, de acordo com ele, não pode ficar impune. O relatório técnico da Diretoria de Arborização, Paisagismo e Áreas Protegidas da Semmas será encaminhado à Delegacia do Meio ambiente. De acordo com a secretaria, os responsáveis pelo ato podem receber multa e até serem presos, se descobertos.

Fonte: OEco

Nenhum comentário: