domingo

ÁRVORES URBANAS PEDEM SOCORRO

Fonte: Blog do blogdobechman -  Link matéria

Foto: Oitizeiro desfolhado na Av. Eduardo Ribeiro - Centro Histórico.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2011

Na última semana, chegou a grande midia, uma denúncia gravíssima de crime ambiental praticado contra as árvores do Centro Histórico de Manaus na  avenida Eduardo Ribeiro e na Rua Monsenhor Coutinho. A cidade morena, que tem apresentado nos últimos dias elevadas temperaturas com forte calor e baixa umidade relativa do ar, vem sofrendo agora, com a ação "vândalos urbanos" que segundo ambientalistas vem envenenando as árvores do centro histórico com a injeção de substâncias quimicas que levam á queda das folhas.

Foto: Árvore desfolhada na Av. Eduardo Ribeiro esquina com a Rua 10 de Julho.
 Centro Histórico de Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2011.

As autoridades ambientais preparam um relatório técnico-científico para susbstanciar a prática de crime contra o meio ambiente previsto na Lei n. 9.065/98 de Crimes Ambientais na seção II dos crimes contra a Flora. 

Fato repugnante, tendo em vista, o valor da arborização urbana para o equilibrio do microclima, beleza cênica, fauna aviária, história vegetal e qualidade ambiental de vida. Da mesma forma em que se torna inaceitável estas ações, é também inaceitável a falta de providências das autoridades contra estes criminosos.


Foto: Sequência em linha da arborização urbana na Av. Eduardo Ribeiro
 - Centro Histórico de Manaus/AM. Autor: Geóg. M. Bechman, 2011

A sociedade manauara, os cidadãos e as entidades precisam estar atentas a eventos com este que subtraem nossa cidadania e impactam negativamente no nosso já frágil ambiente urbano. Cobramos providências!

Nenhum comentário: