domingo

PODA IRREGULAR DEIXA MORADORES INDIGNADOS

Por Janyne Godoy
Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br - Rio Claro-SP

CONFORME LEI MUNICIPAL, A PODA DAS ÁRVORES PLANTADAS NAS VIAS PÚBLICAS É DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA


Quem passa pelo local questiona o tipo de poda, bem como reclama dos galhos deixados na via.



Quem passa pela Avenida 29 e imediações percebe que recentemente diversas árvores foram podadas de maneira irregular.


Segundo o morador da Avenida 29, Renato, há 25 anos no bairro Cidade Jardim, as árvores foram cortadas de maneira que prejudica a espécie. “Além de afetar a estética das árvores e do bairro, o ambiente fica prejudicado, pois as árvores sofrem com esse tipo de corte”, afirma.


O morador fala que, além da poda irregular, os galhos cortados ficaram jogados por diversos dias, inclusive atrapalhando a entrada em sua residência. “Acionamos a Polícia Ambiental e o Conseg da Zona Sul, inclusive essa avenida era a mais bonita da cidade, toda arborizada, e agora diversas árvores foram cortadas. Entramos com representação junto ao Ministério Público, pois isso não pode continuar”, salienta.


O engenheiro Flávio Nogueira Cruz, que mora nas imediações, fala que além de cortar as árvores de maneira inadequada deixaram os galhos sobre as calçadas interditando a passagem. “Ali é um local onde passam muitas pessoas que fazem caminhadas e, com os galhos deixados sobre a calçada, as pessoas têm que passar pela rua. Isso é um descaso”, fala.


Vale ressaltar que pela lei municipal a poda das árvores plantadas nas vias públicas é de responsabilidade da Prefeitura, que conta com uma parceria com a Elektro, que realiza as podas nas árvores que estão plantadas próximas à rede elétrica.


Segundo Antônio Tadeu Olivetti Ferreira, diretor do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria Municipal da Agricultura, recentemente fez uma reunião com responsáveis da Elektro, solicitando que contratem pessoas adequadas para fazer as podas, já que estavam sendo registradas diversas podas irregulares. “Conversamos sobre o serviço, que era de má qualidade e precisava melhorar, no entanto parece que nada mudou”, fala.


Segundo Tadeu, uma poda irregular pode acarretar a médio prazo diversos danos às árvores. “A árvore entra em decrepitude, o que acelera o envelhecimento e, com isso, podem acontecer acidentes, como a árvore cair ou morrer”, fala.


“Essa reclamação é viável e fizemos o contato com a empresa para tentar resolver”, destaca.


Segundo a Assessoria de Imprensa da concessionária, a Elektro possui profissionais capacitados para realizar o trabalho. “Sobre as podas irregulares, temos a informar que os eletricistas receberam treinamento relacionado às boas práticas de poda, e que casos pontuais como esse, em questão, são investigados para as devidas correções, por meio de cursos de reciclagem”, informa a nota.

Nenhum comentário: