segunda-feira

Levantamento é realizado em Eldorado por alunos da UNESP

 O município da Estância Turística de Eldorado está se preparando cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, no que se refere ao meio ambiente.
Em 2010, o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, trabalhou com a população o projeto “Coleta Seletiva”, em que implantaram um cronograma para passar um caminhão para recolher o lixo orgânico e outro, para coletar o material reciclável.
Para esse ano, o setor começou a dar os primeiros passos para o projeto “Arborização Urbana”. Segundo o diretor municipal, Edson Ney Barbosa, 2011 é o início da ideia. “Estamos fazendo um levantamento por amostragem das árvores existentes na cidade e, a partir desse ponto, desenvolveremos todo um trabalho para que em 2012, Eldorado comece a receber a arborização”, enfatiza Barbosa.
Esse levantamento, citado pelo diretor, pelo menos a primeira parte, foi realizado entre os dias 29 e 30 de março por uma equipe de alunos da Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira (FCAVR), que faz parte da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Registro.
Durante os dois dias, os estudantes percorreram a cidade, que foi dividida em quadrantes pelo professor assistente e doutor em Tecnologia, Floricultura e Paisagismo, Marcelo Vieira Ferraz, e fizeram o georeferenciamento das árvores encontradas nas calçadas. “Com GPS, os alunos analisaram cada árvore e mediram a extensão dos quarteirões para ver a distância de uma árvore à outra”, comenta o diretor de Meio Ambiente.
Após esse levantamento arborístico, em que foram levantadas e identificadas as espécies e famílias das árvores, os dados serão passados para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ – USP), de Piracicaba. “Temos uma parceria com o pessoal da ESALQ, que nos ajudará a finalizar o projeto”, conta o professor.
Depois da entrega do inventário por amostragem é que o Meio Ambiente começará a fazer o planejamento de arborização urbana. “Depois do diagnóstico, teremos que aumentar a nossa parceria com a UNESP, nas áreas de Engenharias Civil e Agrônoma, e Arquitetura, para realizar 100% o plano”, conta Barbosa.
“Esse projeto de arborização também está relacionado ao programa do Governo do Estado, Município Verde Azul. No ano passado ganhamos pontos com a coleta seletiva, e com certeza, conseguiremos mais pontos para alcançar o Selo”, finaliza o diretor.
Eldorado foi a primeira cidade do Vale do Ribeira a fazer essa parceria.
Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário: