sexta-feira

Araribá-piloso

Araribá-piloso
Nome científico: Centrolobium tomentosum Guillem. ex Benth.

            Espécie não pioneira endêmica do Brasil da família Fabaceae, pode atingir até 22 metros de altura, com tronco de 30 a 60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. É uma planta decídua, heliófita e seletiva xerófita. Floresce durante os meses de janeiro a março e os frutos amadurecem de agosto a setembro, produzindo anualmente grande quantidade de sementes que são dispersadas pelo vento.
            Ocorre no Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná) em vegetação do tipo Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (= Floresta Pluvial), Área Antrópica.

Folhas: compostas imparipinadas, com 13 a 17 folíolos elípticos, de base arredondada e ápice cuneado a cuspidado, ferrugíneo-tomentosos na face inferior e pubescentes na superior, com venação camptódroma, de 6 a 11 cm de comprimento.
Flores: amarelas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em panículas terminais.
Fruto: tipo sâmaras equinocárpicas, seco indeiscente, alado.
Sementes: ortodoxas.


Saiba mais:

Fabaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB29512>. Acesso em: 11 Ago. 2017.


LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, v.1, 6.ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2012. 192p

Nenhum comentário: