sábado

Ipê-roxo - Handroanthus heptaphyllus Bignoniaceae

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência?
Meu nome é Handroanthus heptaphyllus, sou da família das Bignoniáceas. Por aqui sou conhecida como ipê-roxo, ipê-rosa ou ipê-comum.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios?
Sou natural da América do Sul. Meus domínios são a Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai. No Brasil estou presente naturalmente nas regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste e Centro-Oeste. Não sou nativa do Pampa, mas já me adaptei muito bem a região de Bagé tchê.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver?
Eu gosto de clima tropical e subtropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir?
Eu tenho porte grande e posso atingir até 18 metros de altura.

E como são tuas flores e frutos?
Após perder todas as minhas bonitas folhas em forma de dedinhos, minhas belas flores roxas ou rosas surgem no inverno e inicio da primavera, me deixando majestosa. As abelhas e pássaros adoram as minhas flores. Na primavera meus frutos aparecem, em forma de vagens e quando maduros se abrem, liberando as sementes, que podem voar pelo mundo, em busca de novos ambientes. Se quiserem produzir mudas de ipê-roxo utilizem as minhas sementes.

Como tuas folhas se comportam no outono?
Eu perco todas minhas folhas para economizar energia no frio. Mas não precisam me podar, porque depois minhas folhas crescerão novamente e eu voltarei a ficar exuberante. Além disso, logo após a queda das folhas, minhas flores surgem, então se me podarem atrapalharão o espetáculo que é a minha floração.

E falando sobre poda. Ela é necessária?
Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos?
Como sou muito belíssima, sou utilizada amplamente no paisagismo, principalmente nas cidades. Na região Sul, sou a espécie de ipê mais utilizada no paisagismo. Além disso, sou plantada em reflorestamentos para recuperar áreas degradadas. Minha madeira possui grande resistência e durabilidade. Ela é usada para fazer tacos, rodapés, assoalhos, postes, tendo boa resistência ao apodrecimento. Além disso, algumas partes minhas têm aplicação medicinal.

Existe alguma curiosidade sobre o ipê-roxo que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos...
Você sabia que a madeira da minha espécie foi utilizada na construção das Missões Jesuítas Guaranis? Minha madeira é tão durável, que resiste até hoje em materiais daquela época, expostos no Museu das Missões, em São Miguel das Missões, no noroeste do estado. As Missões eram assentamentos de jesuítas espanhóis e indígenas, em especial da etnia Guarani, surgidas na América do Sul, no século XVII. Os principais assentamentos estavam localizados na Argentina, Brasil e Paraguai. Sou a árvore símbolo do Paraguai e minha flor é a flor oficial da Província de Missiones, na Argentina. Sou abundante na região missioneira e o rosa das minhas flores enchem de amor o local, buscando curar as feridas de uma terra marcada por guerras e sofrimentos.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
SCHULZE-HOFER, M. C.; MARCHIORI, J. N. C. O uso da madeira nas reduções jesuítico-guarani do Rio Grande do Sul. Balduinia, v. 19, p. 14-18. 2009.
LORENZI, H. Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas do Brasil. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 368 p. 1998.
REVISTA NATUREZA. Árvores Ornamentais. Editora Europa. 82 p. 1997.
https://pt.wikipedia.org (Acesso em julho de 2016)
https://es.wikipedia.org (Acesso em julho de 2016)
http://www.ecologia.misiones.gov.ar (Acesso em julho de 2016)

Nenhum comentário: