sexta-feira

Caliandra - Calliandra brevipes

Nome popular: Caliandra

Nome científico: Calliandra brevipes

Família: Fabaceae


Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? 
Meu nome é Calliandra brevipes, sou da família das Fabáceas. Por aqui sou conhecida como caliandra, topete-de-cardeal, anjiquinho, esponjinha.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios?

Sou natural da América do Sul, ocorrendo na Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil meus domínios são a região Sul, parte do Sudeste e Nordeste. Sou nativa aqui do Pampa tchê.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver?
 
Eu gosto principalmente de clima tropical e subtropical. Também gosto de solos úmidos e viver nas margens de rios.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir?
Eu tenho porte pequeno, atinjo até 3 metros de altura. 


E como são tuas flores e frutos?
 
Minhas flores são lindas, em forma de pompons, com vários filamentos de cor rosa e branca. Eu produzo flores na primavera e verão, atraindo beija-flores e borboletas. Meus frutos são pequenas vagens, que amadurecem a partir do verão.

E falando sobre poda. Ela é necessária?

Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos?

Como sou muito bela, sou utilizada no paisagismo, isolada, em conjunto, ou como cerca-viva. Se quiserem produzir mudas de caliandra utilizem as minhas sementes ou por estacas de minhas folhas.

Existe alguma curiosidade sobre a caliandra que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos...
 
Vocês sabiam que é possível fazer um bonsai de uma caliandra? Um bonsai é uma árvore em miniatura. Os chineses foram os primeiros a cultivar árvores em miniatura em vasos ou bandejas. Eles acreditavam que os bonsais eram um vínculo entre o céu e a terra, algo que os levava a meditação. O bonsai não é uma planta com alterações genéticas. É o próprio bonsaista que realiza os cuidados, como podas, regas, adubações, para que ela fique o mais próximo possível a uma árvore de porte maior. Dizem que o bonsai reflete a vitalidade e o sentimento de quem o cuida. O mesmo acontece com as árvores que são plantadas na cidade. Árvores bem cuidadas, amadas e cheias de vida refletem uma sociedade consciente da importância que nós árvores temos para a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades, cada vez mais poluídas, cheias de concreto e desunião. Que tal mudar esta situação?

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
LORENZI, H. Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas do Brasil. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 368 p.1998.
http://floradobrasil.jbrj.gov.br (Acesso em julho de 2016)
http://www.ufrgs.br (Acesso em julho de 2016)
https://pt.wikipedia.org (Acesso em julho de 2016)
http://www.floresefolhagens.com.br (Acesso em julho de 2016)
http://www.chaua.org.br (Acesso em julho de 2016)
http://www.museudobonsai.com.br (Acesso em julho de 2016)
http://blogsomaria.blogspot.com.br (Acesso em julho de 2016)

Nenhum comentário: