sexta-feira

Árvore: 85

Nome popular: Pau-de-viola, tucaneiro
Nome científico: Cytharexyllum myrianthum
Família: Verbenaceae
Origem: Brasil

Etimologia

Aspectos ecológicos
Planta decídua, característica das florestas de galeria e pluvial atlântica. É rara fora da faixa litorânea, podendo ser encontrada apenas em matas ciliares. Ocorre preferencialmente em terrenos muito úmidos e até brejosos, onde apresenta ótima regeneração natural em vários estágios da sucessão secundária; é rara no interior da mata primária densa. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, amplamente disseminadas pela avifauna
Informações botânicas
Altura de 8-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas subcoriáceas, face inferior de coloração mais clara e com nervuras pubescentes e de coloração marrom clara de 10-20 cm de comprimento por 3-7 cm de largura.
Características e usos da madeira
Sua madeira é leve, macia ao corte, textura grossa, de baixa durabilidade natural, principalmente quando exposta. Pode ser utilizada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, artefatos leves, caixotaria, etc.
Outros usos
Seus frutos são muito apetecidos por várias espécies de pássaros. As flores são melíferas. É indispensável nos plantios mistos destinados a recomposição de áreas ciliares degradadas.
Referências bibliográficas

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 1992. 

Nenhum comentário: