sexta-feira

Árvore: 76

Nome popular: Acerola
Nome científico: Malpighia glabra
Família: Malpighiaceae
Origem: Antilhas – América Central
Etimologia
Existem diversas teoria sobre a origem da palavra acerola, uma dela é que teria vindo de uma palavra árabe, az-zu’rur, ou az-zaarōra, definida pelos conquistadores espanhóis que descobriram a planta.
Aspectos ecológicos
É uma fruta exótica amplamente cultivada em todas as regiões tropicais do país. A aceroleira é bastante rústica e desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical. Excesso de chuvas pode provocar a produção de frutos aquosos, pobres em açúcares e vitamina C.
Informações botânicas
            É uma árvore de 2 a 4 metros de altura, caules que se ramificam desde a base, copa densa. Folhas pequena, verde-escuras, brilhantes. Flores pequenas, róseas a violáceas. Fruto arredondado, casca lisa e verde quando jovem, tornando-se ligeiramente sulcada e de coloração vermelho-alaranjada quando maduro. Polpa comestível, carnosa, macia e ácida, envolvendo três sementes. Em condições satisfatórias a aceroleira floresce 4 a 6 vezes por ano.

Características e usos da madeira
A casca da árvore é uma fonte natural de tanino – usado na fabricação de couro – e sua madeira é dura e resistente ao fogo.

Outros usos
            Os frutos maduros são consumidos ao natural, ou ainda nas formas de suco, refresco, sorvete, geleia, licor, compota, conserva e cápsulas de vitamina C. Por isso, serve também para enriquecer com vitamina C outros sucos de frutas tropicas que sejam pobres nessa vitamina. Estudos farmacológicos têm registrado as propriedades da vitamina C como antioxidante, anti-infecciosa por aumentar a resistência e neutralizadora dos radicais livres, o que contribui para retardar o envelhecimento. Também pode ser usada na arborização
            Referências bibliográficas
DONADIO, L. C. Frutas exóticas/ Luiz Carlos Donadio, Jair Costa Nachtigal, Celio Kersul do Sacramento – Jaboticabal: Funep, 1998. 279p
LORENZI, H.; SARTORI, S. F.; BACHER, L. B.; LACERDA, M. T. C. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura). São Paulo – SP; Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006
LORENZI, H.: MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil nativas e exóticas. Nova Odessa – SP: Instituto Plantarum, 2002.

Nenhum comentário: