sexta-feira

Árvore: 35

Nome popular: Ipê de El Salvador
Nome científico: Tabebuia pentaphylla
Família: Bignoniaceae
Origem: El Salvador

Etimologia
Tabebuia, do tupi, significa pau que não afunda; Pentaphylla: penta = cinco, prefixo grego e phyllon = folha, com cinco folíolos.

Aspectos ecológicos
Árvore de origem tropical, muito rústica e de e de rápido crescimento, é mais adaptada ás regiões de clima quente, não sendo recomendado o seu cultivo nas regiões de altitude do sul do Brasil onde ocorrem geadas frequentes no inverno.

Informações botânicas
Árvore de 15-20 m de altura com casca levemente fissurada longitudinalmente, com estrias claras e lenticelas esparsas. Ramagem longa, formando copa alongada. Folhas grandes de coloração verde-escura. Flores com coloração desde quase branco a rosa-claro, produz frutos semelhantes a vagens longas, mais ou menos cilíndricas, com numerosas sementes aladas.

Características e usos da madeira
Segundo JANKOWSKY et al. (1990) as madeiras do gênero Tabebuia spp são muito pesadas e duras, possuindo alta resistência mecânica e baixa retrabilidade volumétrica. A secagem destas madeiras ao ar é de média a rápida, e apresenta pequenos problemas de rachaduras e empenamentos, no entanto, a secagem artificial pode agravar a incidência de defeitos. Estas características as tornam moderadamente difícial de trabalhar, principalmente com ferramentas manuais, que perdem rapidamente a afiação.

Outros usos
É uma espécie muito ornamental pelo intenso florescimento, é frequente na arborização de parques, ruas e avenidas.

Referências bibliográficas
LORENZI, H., et al. Árvores exóticas no Brasil: Madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa – SP, Editora Plantarum, 2003

Nenhum comentário: