sexta-feira

Árvore: 27

Nome popular: Sabão de soldado, saboeiro, pau-de-sabão, sabão-de-macaco
Nome científico: Sapindus saponaria
Família: Angiospermae
Origem: Brasil

Etimologia

Aspectos ecológicos
Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita e característica das várzeas do Baixo Amazonas e da floresta latifoliada semidecídua. Produz anualmente grande quantidade de sementes, prontamente disseminadas por morcegos e aves.

Informações botânicas
Altura de 5-10 m, dotado de copa globosa e densa, com tronco cilíndrico de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca pardacenta e rugosa. Seu fruto é uma drupa globosa.

Características e usos da madeira
Sua madeira é moderadamente pesada, dura, compacta, de baixa durabilidade natural quando exposta. É empregada na construção civil, para confecção de brinquedos, caixotaria, etc.
Outros usos
Seus frutos são consumidos por morcegos e servem para lavar roupa por conter saponina. As sementes são usadas para artesanato. É uma árvore bastante ornamental, principalmente por sua copa globosa e perenifólia, podendo ser empregada no paisagismo em geral; é uma das espécies mais utilizadas na arborização de ruas brasileiras. Planta rústica e de moderado crescimento é indispensável para a composição de reflorestamentos heterogêneos destinados as áreas degradadas de preservação.

Referências bibliográficas

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v.1, 5ª edição, 384p.

Nenhum comentário: