sexta-feira

Árvore: 19

Nome popular: Ipê-branco, pau-d’arco, ipê-do-cerrado
Nome científico: Tabebuia roseoalba
Família: Bignoniaceae
Origem: Brasi

Etimologia

Aspectos ecológicos
Planta decídua, ocorre tanto no interior da mata primária, como nas formações secundárias. É esparsamente encontrada na caatinga no Nordeste brasileiro. É particularmente frequente nos terrenos cascalhentos das margens do Pantanal Mato-Grossense. Produz anualmente muita semente.

Informações botânicas
Altura de 7-16 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Flores brancas ou rosadas. Frutos são como vagens e sementes aladas. Floresce de agosto a outubro.

Características e usos da madeira
Sua madeira é moderadamente pesada, macia, de superfície lustrosa e de ótima durabilidade em ambientes internos. A madeira pode ser empregada na construção civil principalmente para acabamentos internos.

Outros usos
A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, o que já é amplamente utilizada,; é particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas dado ao seu porte não muito grande. Em função de sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamentos nesse tipo de ambiente.

Referências bibliográficas

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v.1, 5ª edição, 384p.

Nenhum comentário: