sexta-feira

Árvore: 111

Nome popular: Pata-de-vaca, casco-de-vaca, unha-de-vaca.
Nome científico: Bauhinia variegata
Família: Fabaceae
Origem: Brasil
Etimologia
Aspectos ecológicos
Planta decídua ou semidecídua, característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre preferencialmente em planícies aluviais úmidas ou inicio de encostas, quase sempre em formações secundárias. É rara a sua ocorrência no interior da mata primária densa
Informações botânicas
Altura de 5-9 m, tronco tortuoso de 30-40 cm de diâmetro; casca pardacenta e reticulada, com sulcos helicoidais. Flores solitárias brancas, frutos vagens achatadas.
Características e usos da madeira
Sua madeira é moderadamente pesada, mole, de baixa durabilidade quando exposta ao tempo. A madeira é emprega em caixotaria e obras leves, enquanto os ramos e tronco inteiros para lenha e carvão.

Outros usos
Suas flores imaculadamente brancas que contrastam com o verde intenso das folhas tornam esta planta bastante ornamental e recomendada para paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. As folhas, cascas e flores são largamente empregadas na medicina caseira principalmente no sudeste.
Como planta pioneira e de rápido crescimento é recomendada para plantios mistos em áreas degradadas destinadas à recomposição da vegetação arbórea natural.

Referências bibliográficas
LORENZI, H.: MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil nativas e exóticas. Nova Odessa – SP: Instituto Plantarum, 2002.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 5 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2008. v.1

Nenhum comentário: