sexta-feira

Árvore: 105

Nome popular: Espirradeira, oleandro.
Nome Científico: Nerium oleander
Família: Apocinaceae
Origem: Região do Mediterrâneo (Europa e África)

Etimologia
Nerium deriva do grego, Nerion, associado ao deus do mar Nereu. Oleander vem do latim, olea (oliveira) e dendron (árvore).

Aspectos ecológicos
É tolerante a climas frios e muito rústica quanto às condições de clima e solo em geral. Pode ser cultivada em todo Brasil.

Informações botânicas
Arbusto grande ou arvoreta de 3-5m de altura, muito ramificado e florífero. Folhas simples verde-opacas, flores numerosas, brancas, rosa-claras ou vermelhas. Frutos semelhantes a vagens, com sementes pequenas, alongadas, escuras, contendo numerosos pelos sedosos em uma de suas extremidades. Ocorre uma variedade de folhas verde-amarelas e uma de flores amarelas, rara. As folhas e flores são consideras tóxicas.

Características e usos da madeira
A madeira é indicada para construção civil, para mourões e dormentes; pode também ser usada no fabrico de móveis, carroçarias e parques. Espécie viável para produção de papel (Carvalho, 1994).

Outros usos
Planta muito ornamental pela exuberância de sua floração, é frequentemente cultivada como arbusto em sua fase jovem. Quando deixada crescer livremente, com um único tronco, atinge porte arbóreo e pode ser utilizada em parques, jardins e na arborização de ruas.

Referências bibliográficas
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v.1, 368 p.

KANIESKI, M. R.; MARLOVE, T. C.; MUNIZ, F. B. Efeitos do extracto aquoso de Nerium Oleander L. na germinação e na sanidade de sementes de Peltophorum Dubium (Sprengel) Tabert. 2008

Nenhum comentário: