quinta-feira

Árvore: 02

Nome popular: Oiti, oitizeiro, oiti-da-bahia, oiti-coró, guaiti
Nome científico: Licania tomentosa
Família: Chrysobalanaceae
Origem: Brasil
Sinonímia botânica: Moquilea tomentosa

Etimologia
"Oiti" e "goiti" vêm do tupi uï'tï.

Aspectos ecológicos
Planta característica da floresta Atlântica de tabuleiro da região costeira do leste do brasil, onde é considerada rara e de distribuição muito irregular.

Informações botânicas
Altura de 20-40m, dotada de copa irregular, tronco geralmente cilíndrico de 60-80cm de diâmetro, com casca acinzentada, delgada e áspera. Suas flores são brancas, seu fruto é espesso carnoso, um pouco fibroso, aromático de sabor doce e agradável.

Características e usos da madeira
A madeira do Oiti é pesada, de textura média e com resistência média ao ataque de organismos xilófagos. Por apresentar madeira com características mecânicas média, pode ser usada em carpintaria, como vigas, esteios e caibros. É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra.

Outros usos
Os frutos são consumidos exclusivamente in natura e localmente muito apreciados, sendo outrora comercializados nas feiras e mercados na cidade de Salvador-BA.

Referências bibliográficas
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v.1, 368 p.
            LORENZI, H.; SARTORI, S. F.; BACHER, L. B.; LACERDA, M. T. C. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura). São Paulo – SP; Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006

Nenhum comentário: