quinta-feira

Arbóreo realiza cadastramento georeferenciado de árvores e inventário de maciços florestais no município de São Paulo-SP

         Os objetivos do cadastramento georreferenciado foram o levantamento de características botânicas e fisionômicas das árvores em áreas urbanas no município de São Paulo e dos maciços arbóreos localizados no alimentador Parelheiros para AES-Eletropaulo.
Figura 1. Tablet Samsung Q1 ultra utilizado no levantamento das árvores urbanas localizadas no município de São Paulo – SP

         As atividades de campo executadas envolveram identificação das espécies em contato ou potencial com a fiação primária e secundária, avaliação das condições fitossanitárias das espécies, e levantamento de características do entorno onde estão plantadas as árvores.

Figura 2. Cadastramento georeferenciado das árvores urbanas localizadas no município de São Paulo – SP (Aníbal Deboni Neto, Frederico Domene e Fernando Sales).

         Na segunda-feira, 13 de janeiro de 2014, a equipe da Arbóreo iniciou seus trabalhos na cidade de São Paulo onde foram realizadas visitas aos quarteirões dos bairros selecionados, para identificar as dificuldades e os possíveis riscos à realização do trabalho e posteriormente iniciada a coleta de dados. 
         Durante o cadastramento os dados foram coletados por meio de planilhas eletrônicas instaladas em tablets, contendo o sistema gerenciador de banco de dados - SGBD, Access 97. Todas as árvores cadastradas foram georeferenciadas utilizando-se aparelhos GPS.
         Para os maciços, foi necessário amostrar parcelas de 10x30 metros localizadas em área de vegetação secundária da floresta ombrófila densa montana e floresta ombrófila densa montana a quantidade de árvores para a valoração do número estimado de árvores existentes dentro dos maciços em função do seu comprimento e da sua área.

Figura 3. Localização das parcelas no levantamento dos maciços arbóreos no alimentador parelheiros, São Paulo – SP (Fernando Sales)

         As atividades de campo entre a AES-Eletropaulo e a Arbóreo teve duração de três meses, com término das atividades de campo em 17 de março de 2014.



Figura 4. Levantamento dos maciços arbóreos no alimentador parelheiros, São Paulo – SP (Fernando e Rogério)

Nenhum comentário: