quinta-feira

Árvores utilizam água com mais eficiência quando aumenta o dióxido de carbono atmosférico

Um estudo realizado por cientistas do Serviço Florestal dos EUA, da Universidade de Harvard e parceiros sugerem que as árvores estão respondendo aos aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, tornando-se mais eficientes no uso de água.
Foto: Chris Vogel
Plantas terrestres removem o dióxido de carbono da atmosfera através da fotossíntese, um processo que é acompanhado pela perda de vapor d´água a partir das folhas. A relação entre a perda de água para o ganho de carbono, ou a eficiência do uso da água, é uma característica fundamental do funcionamento do ecossistema. Isso é fundamental para os ciclos globais de água, energia e carbono.
Cientistas analisaram medições diretas, a longo prazo de carbono de todo o ecossistema e troca de água e encontraram um aumento substancial na eficiência do uso da água em florestas temperadas e boreais do hemisfério norte nas últimas duas décadas.

"Nossa análise sugere que o aumento do dióxido de carbono atmosférico tem uma influência direta e inesperadamente forte em processos ecossistêmicos e interações biosfera-atmosfera em florestas temperadas e boreais", disse Hollinger.

Como as árvores são eficientes no uso da água tem implicações para o funcionamento do ecossistema, serviços e feedbacks para o sistema climático. Estes incluem a produção de madeira mais densa e uma maior disponibilidade de água, que poderia compensar parcialmente os efeitos das secas futuras. No entanto, a evapotranspiração reduzida, ou a combinação de evaporação e transpiração das plantas da terra para a atmosfera, resultante de uma maior eficiência do uso da água pode levar a temperaturas mais altas, umidade diminuída e diminuição da reciclagem de precipitação continental. Isso pode causar o aumento do escoamento de água doce continental, junto com a seca em algumas partes do mundo dependendo da água que ocorreram em outras regiões.

Os cientistas analisaram dados de sete locais no centro-oeste e nordeste dos Estados Unidos que fazem parte da rede AmeriFlux incluindo o Serviço Florestal Bartlett Experimental Forest em New Hampshire e Howland Cooperar Experimental Forest em Maine e ampliou a análise de 14 sítios de florestas adicionais em regiões temperadas e boreais. Torres de fluxo nesses locais mediram flutuações na absorção de dióxido de carbono e perda de água. As torres da estação do norte operam em fluxo em cinco florestas experimentais, além das forestas de Bartlett e Howland este trabalho está continuando em Silas Little Forest Experimental, em Nova Jersey, o Marcell Experimental Forest em Grand Rapids, Minnesota, e Baltimore.

Nenhum comentário: