sábado

Vespa-da-galha do eucalipto - Leptocybe invasa

VESPA-DA-GALHA DO EUCALIPTO (Leptocybe invasa

A vespa-da-galha Leptocybe invasa (Hymenoptera: Eulophidae) é uma praga exótica, originária da Austrália. O adulto é uma minúscula vespa de coloração marrom escuro brilhante e mede 1,2 mm de comprimento. São conhecidas apenas fêmeas, apesar de haver um registro de macho, encontrado na Turquia. De modo geral, o inseto é partenogenético, ou seja, só há fêmeas que dão origem a novas fêmeas. Portanto, seu potencial de crescimento populacional é enorme. A fêmea oviposita nas gemas apicais, onde inicia-se o processo de formação da galha, que torna-se visível após algumas semanas. O ciclo do inseto é relativamente longo. Da postura até a emergência de adultos leva aproximadamente 130 dias, de acordo com estudos feitos em Israel.
As espécies de eucalipto com registro de ocorrência da praga são: E. camaldulensis, E. saligna, E. botryoides, E. bridgesiana, E. cinerea, E. globulus, E. grandis, E. gunni, E. nicholli, E. pulverulenta, E. robusta, E. rudis, E. tereticornis E. viminalis.

Danos:

A praga ataca as folhas, formando galhas nas nervuras centrais, pecíolos e ramos finos. Essas galhas causam deformação das folhas, quando presentes na nervura central e pecíolo, e desfolha e secamento de ponteiros, quando presentes nos ramos mais finos. Provavelmente as galhas, que são hiperplasia celular causada por alguma substância injetada pelo ovipositor da fêmea, causam o bloqueio do fluxo normal de seiva, levando à queda das folhas. Esses danos podem levar a parada de crescimento de mudas e árvores, podendo comprometer a produtividade de clones suscetíveis.

Fonte: Wilcken, C. F.; Berti Filho, E. VESPA-DA-GALHA DO EUCALIPTO (Leptocybe invasa(HYMENOPTERA: EULOPHIDAE): NOVA PRAGA DE FLORESTAS DE EUCALIPTO NO BRASIL. PROGRAMA DE PROTEÇÃO FLORESTAL - PROTEF / IPEF - Alerta Protef, Botucatu, Maio, 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

estamos com esse problema,como combater as pequenas arvores ja infectadas com as vespas?tem como combate-las??

Anônimo disse...

estamos com esse problema,como fazer para combater?no parana ja ha casos com vespa da galha,ficamos muito preocupados parece que so ha um jeito a encineração das mudas..sera que não existe outros meios?