terça-feira

Sumaúma - Ceiba pentandra



Nome Científico: Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
Família: Bombacaceae.
Nomes Comuns: Sumaúma, Samaúma, Sumaúma da Várzea, Sumaumeira, Árvore-da-Seda, Árvore-da-Lã, Paina-Lisa, Sumaúma-Verdadeira.

Ocorrência: Toda a bacia amazônica, nas florestas inundadas ou pantanosas da várzea dos rios de águas brancas e, também, em formações secundárias comportando-se como pioneira, ocupando os lugares de terra preta; seus limites foram observados no norte do Estado de Mato Grosso. Ocorre naturalmente no México, Sul da América Central, Colômbia, Venezuela e Equador. Assinalada, também, na costa oeste da África, Ilha Andaman, na Península e Arquipélago de Malay. Introduzida nas Ilhas de Bermudas e Bahamas; cultivada na Flórida e Califórnia.
Características Morfológicas: Árvore de grande porte, com 30-40 m de altura, atingindo até 50 m, tronco dotado de enormes sapopemas basais, de 80-160 cm de diâmetro, com acúleos nos ramos novos. Folhas compostas, com 5-7 folíolos, digitadas, sustentadas por pecíolo de 28 cm; folíolos glabros na parte superior e pálidos na inferior. Flores com pétalas brancas a rosadas, dispostas em inflorescências densas. Fruto cápsula fusiforme, lisa, com 10 cm de comprimento, provido de pequenas sementes envoltas por pêlos (painas). Das sementes extrai-se um óleo amarelo-claro, próprio para saponificação e usado ainda na iluminação.
Informações Ecológicas: Espécie tropical, é um dos gigantes da floresta ombrófila da Amazônia legal. Planta decídua durante o florescimento, heliófita, seletiva higrófita, característica de terrenos muito úmidos e pantanosos da mata primária de várzea. Ocorre também em formações secundárias, comportando-se como planta pioneira.
Fenologia: Floresce durante os meses de agosto a setembro com a árvore quase totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem em outubro e novembro.

Obtenção de Sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura. Pode-se também recolher no chão as plumas contendo sementes nas proximidades da árvore após sua queda. As sementes envoltas pelas plumas devem ser separadas manualmente. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 7.500 unidades. 
Produção de Mudas: Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar diariamente, mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 5-10 dias e, a taxa de germinação é elevada para sementes novas. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem de 4 a 6 cm, as quais ficam prontas para plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, atingindo facilmente 5-6 m aos 2 anos.
Armazenamento: As sementes apresentam uma viabilidade superior a 6 meses em armazenamento.

Nenhum comentário: