sábado

Arborização regional é a 6ª melhor do Estado, diz IBGE

Iury Greghi

A arborização nas áreas urbanas da região de Presidente Prudente é a sexta melhor entre as 15 Regiões Administrativas (RAs) do Estado, segundo números do Censo Demográfico 2010, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, 94,33% dos domicílios regionais têm pelo menos uma árvore em seu entorno, percentual reduzido para 93,92% se levado em consideração os municípios de Quatá, João Ramalho e Paraguaçu Paulista, onde O Imparcial circula regularmente. Dos 257,7 mil lares avaliados pelo IBGE, 242.037 apontam a existência de verde nas proximidades, enquanto 14.392 negam haver árvores por perto. A proporção regional está acima da média estadual, que é de 81,32%, e também supera a média nacional de 67,4%. Em três cidades da região, Emilianópolis, Inúbia Paulista e Nantes, 100% dos moradores entrevistados confirmaram a presença de árvores. Cenário semelhante é encontrado em Flora Rica e São João do Pau D’Alho, onde apenas duas pessoas reclamaram a falta de arborização. Já em Ouro Verde, 70,6% das 2.378 casas não dispõem de verde nas áreas vizinhas, percentual mais alto da região. 
O engenheiro agrônomo municipal, Mário Alberto Lima Fonseca, afirma que o grande desafio dos técnicos ambientais da cidade é controlar a poda e o corte ilegal de árvores. “Os moradores pedem autorização, mas em alguns casos nós não podemos fornecer, porque não se enquadram nas condições necessárias, então, eles resolvem cortar ilegalmente”. Para sanar o problema, comenta que tem promovido ações de conscientização nas escolas e incentivado o plantio de mudas. 
O promotor de Justiça e membro do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Marcos Akira Mizusaki, salienta que a preocupação do poder público em preservar a arborização urbana tem um estímulo à parte. “O número de árvores na área urbana interfere na pontuação do [Projeto] Município Verde Azul, isso estimula os municípios do Estado a se preocuparem com a questão”, observa. 
O projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente tem por objetivo descentralizar a política ambiental e ganhar eficiência na gestão ambiental, com a adesão de todos os 645 municípios paulistas. Mizusaki completa que as árvores na zona urbana exercem papel importante no equilíbrio ambiental. “Reduz a temperatura média da cidade em até 2 graus Celsius [ºC], diminui a poluição sonora, melhora a qualidade do ar. É um elemento fundamental na vida das cidades”. Em Prudente Na capital regional, o índice de arborização ficou acima da média regional. Das 66.104 moradias prudentinas, 95,93% possuem árvores no entorno. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, o número reflete a estratégia do Executivo em incentivar o plantio de mudas, por meio do Plano de Arborização entregue ao Ministério Público do Estado (MPE) em janeiro do ano passado, que prevê, até o fim deste ano, alcançar a proporção de um prudentino para cada 100 metros quadrados (m²) de área verde. 
Em 2011, Luizari afirma que 50 mil mudas foram plantadas na cidade, já nos cinco primeiros meses deste ano, foram 20,6 mil exemplares. “Tudo indica que vamos conseguir superar a marca do ano passado”, completa. Entretanto, comenta que o período de outono e inverno prejudica o processo de arborização, já que “o sistema da planta está em dormência e acaba não se desenvolvendo como deveria”. “Mesmo assim, já aumentamos muito a quantidade de árvores na cidade, as principais avenidas estão todas arborizadas e temos uma equipe destinada apenas a realizar plantio em áreas vazias”, conclui. 

Fonte: www.imparcial.com.br

Nenhum comentário: