terça-feira

Abricó-de-macaco - Couroupita guianensis

Couroupita guianensis é uma planta originária da Amazônia. O gênero Couroupita vem do nome popular “Kouroupitoumon”, como é conhecida na Guiana Francesa, onde foi estudada pela primeira vez. Esta árvore pertence à família das lecitidáceas, a mesma da castanha do Brasil, e pode alcançar até 30 m de altura e 60 cm de diâmetro. Seus frutos são bolas marrons grandes que chegam a pesar mais de 3 kg. Sua madeira é leve e, por isso, é muito usada para a confecção de caixotes e brinquedos.
Conhecida popularmente como abricó-de-macaco e castanha de macaco, entre outros nomes, é uma das mais estranhamente belas árvores brasileiras. Não há quem não se impressione com o seu exotismo.
Árvore muito usada para paisagismo devido as suas vistosas e magníficas flores que se agarram diretamente ao tronco durante quase todo o ano, esta árvore embeleza os campi da Cidade Universitária da Ilha do Fundão e da Praia Vermelha. Há um lindo conjunto de espécimes de abricó-de-macaco em frente ao prédio da Reitoria.
As flores do abricó-de-macaco exalam um cheiro suave que lembra o aroma de rosas. Os frutos, quando caem, apodrecem e liberam um odor muito desagradável.
Os frutos contêm entre seus constituintes químicos uma substância conhecida como índigo, que é o corante usado para tingir de azul as calças “jeans” – vestimenta preferida dos universitários brasileiros. É devido à presença do índigo que a polpa do fruto, ao se quebrar, adquire coloração azulada. 
O Correio brasileiro, através da Casa da Moeda do Brasil, emitiu no dia 20 de maio de 2002, na cidade de Manaus, um selo que estampa uma linda flor de Couroupita guianensis, como forma de divulgar essa bela árvore brasileira.

Nenhum comentário: