quarta-feira

Árvores em cobertura


 beirute.jpg


Um dos objetivos do projeto é melhorar o oxigênio da cidade de Beirute/Foto:Divulgação 
A empresa de arquitetura Studio Invisible pretende transformar a cidade de Beirute, capital do Líbano, em uma verdadeira floresta de prédios, por meio do plantio de árvores nas coberturas das edificações. O projeto intitulado Beirut Wonder Forest quer ampliar a área verde da cidade no intuito de renovar o ar, assim como reduzir o tom cinza do local.
Segundo a Studio Invisible, Beirute é um caos de concreto e poluição, e as vantagens do projeto são muitas. Além de melhorar o oxigênio, as árvores irão fornecer sombras e, consequentemente, amenizarão o clima quente e árido da cidade. A depender das árvores plantadas, elas poderão evoluir para um tipo de agricultura urbana.
beirute2.jpg


Predominância da cor cinza na imagem atual da cidade de Beirute. /Foto:Divulgação
O projeto, que será apresentado oficialmente ao Ministério do Meio Ambiente do país no final deste mês de janeiro, foi inspirado nos jardins suspensos da Babilônia.
Os arquitetos pretendem criar jardins nas superfícies de mais de 18.500 edifícios da região central e do subúrbio da cidade. Cada árvore ficaria presa por fios de aço que impediriam acidentes durante fortes ventanias. Segundo os especialistas, espécies de pequeno porte, como a amoreira-branca e a oliveira, se adaptariam bem ao clima mediterrâneo.
beirute3.jpg


Como ficaria a cidade de Beirute com a aplicação do projeto/Foto:Divulgação
Para colocar o projeto em prática, o município deverá tomar medidas de incentivos. Por exemplo, ele pode oferecer redução de impostos ou benefícios para os edifícios que tiverem o jardim mais bem cuidado. As empresas de jardinagens e plantas poderiam também oferecer descontos e patrocínios para a manutenção do telhado verde.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org

Nenhum comentário: