quarta-feira

O drama das árvores cimentadas nas calçadas



Todo verão começa a temporada das tempestades, com chuvas fortes, ventos intensos e queda de árvores. Parece uma combinação inevitável. Mas ela é em boa parte produto da falta de cuidado com as árvores das cidades. É o que explica o botânico Ricardo Cardim, em seu blog Árvores de São Paulo.
Diz Cardim: “Um dos principais fatores para essa questão urbana tem a origem em um ato aparentemente inofensivo ou até ‘higiênico’, a impermeabilização da base da árvore com cimento ou asfalto em volta da planta. Muitos proprietários costumam estender suas calçadas até lá, alegando que assim não faz ‘sujeira’ (como se terra fosse isso) e fica mais bonito. Privando as raízes do contato com o ar, água das chuvas e nutrientes vindos de matéria orgânica, a chance da árvore adoecer e ficar susceptível a pragas é enorme e, conseqüentemente, de cair – inclusive sobre a casa ou carro do ‘cimentador’. O feitiço volta para o feiticeiro.”
Ele colheu exemplos de árvores maltratadas e registrou alguns casos.
Na foto acima, uma árvore cuja base está apodrecendo porque foi sufocada pelo calçamento. Ela pode cair. Se isso acontecer, os moradores do prédio em frente, responsáveis pelo sufocamento das raízes da planta, ficarão tentados a reclamar da árvore. Abaixo, uma paineira cimentada. E uma mangueira sufocada pelo asfalto.
(Alexandre Mansur)


Revista época, blog do planeta - Link matéria

Nenhum comentário: