segunda-feira

Empresária altera projeto de imóvel para não derrubar árvores

   Divulgação
As árvores de dona Therezinha, que foram "abraçadas" pelo prédio que ela mandou construir em Niterói
 
Um pé de manga, um pé de jambo e muito amor à natureza fizeram com que uma empresária fluminense alterasse o projeto arquitetônico de seu empreendimento, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para evitar a derrubada de duas árvores frutíferas que existiam no terreno, Therezinha Calil, de 80 anos, construiu uma academia de esportes e uma creche em torno das espécies.

Segundo Therezinha, tudo começou em 1988, quando o time de futebol de salão Tio Sam Esporte Clube foi fundado em Niterói. Naquela época, de acordo com a empresária, o time contava apenas com uma pequena sede, de onde saíram muitos craques da bola. As duas árvores já estavam lá, mas nos anos 90, com o crescimento do Tio Sam Esporte Clube, ela resolveu construir uma sede maior, com ginásio, academia e uma creche.

Para erguer o novo imóvel, porém, Therezinha seria obrigada a derrubar as árvores. No entanto, isso não aconteceu, e mesmo assim, o empreendimento foi construído. Hoje, quem passa pela sede do Tio Sam percebe que a obra foi feita com total respeito à natureza e o prédio "abraça" as duas frutíferas, que são o orgulho de Therezinha.

A empresária conta que, após a conclusão da obra, as árvores começaram a produzir mais. Hoje, os frutos que brotam delas complementam a merenda escolar de 120 crianças, com idade entre 2 e 6 anos, que frequentam a creche do complexo e o que sobra, é distribuído entre os funcionários. "Estas árvores produzem muito, mesmo sem o uso de fertilizantes ou pesticidas químicos", diz ela. "É uma oportunidade destas crianças terem uma alimentação natural e de qualidade, além de ser gratuita".

Therezinha diz que as crianças que frequentam a creche moram nos cinco morros que ficam próximos ao bairro Barreto, em Niterói, e além de se alimentarem de seus frutos, as crianças aprendem com ela a cuidar da natureza, já que é ela quem cuida diariamente das árvores. Na creche, a criançada também dispõe de um pomar e uma horta e são elas as responsáveis por colher os produtos. "Estas atividades estimulam a consciência ecológica", finaliza Therezinha, que tem mais de 100 espécies de plantas em sua casa. 

Fonte: por Globo Rural On-Line - Link matéria

Nenhum comentário: