quarta-feira

Árvores mal cuidadas aumentam risco de queda

Ruas arborizadas são importantes para a cidade, mas sem a manutenção necessária, viram um perigo para pedestres, motoristas e passageiros

link matéria: pe360graus.com

Se bem cuidadas, as árvores são aliadas importantes dos moradores das grandes cidades. Elas ajudam a aliviar o calor e a melhorar o clima. Mas sem a manutenção necessária, podem virar um risco para pedestres, motoristas e passageiros.

O porteiro Jonas Braga viu quando o galho de uma árvore despencou na calçada em frente ao prédio no qual trabalha. “Dez minutos antes de cair, uma transeunte passava por aqui. Ela ainda escutou o estrondo da árvore caindo. Se tivesse alguém na hora, era óbito”, disse.

O edifício fica no bairro do Espinheiro, no Recife. Fotos tiradas no dia do acidente, ocorrido em fevereiro deste ano, mostram que o portão de acesso à garagem ficou completamente destruído. Um prejuízo calculado em R$ 10 mil, que até hoje não foi reparado.

No mesmo bairro, uma árvore que caiu há quase dois meses ainda ocupa parte da calçada. O empresário José Elysio, proprietário da doceria que foi atingida na queda, disse que entrou em contato com a Prefeitura do Recife várias vezes para solicitar a retirada. “É um risco muito grande essa árvore aqui. Pode até cair em cima dos carros”, falou.

No último dia 6 de setembro, no bairro da Jaqueira, também no Recife, uma árvore caiu e acertou dois carros e uma moto. Os bombeiros tiveram que isolar a área, e o trânsito ficou complicado na avenida Rosa e Silva. Quem tem loja próximo às árvores centenárias do local, teme o pior. “A gente está correndo risco. Vive com medo de receber uma ligação dizendo que uma árvore caiu na nossa loja", comentou a empresária Vânia Almeida.

PREJUÍZO
E quem paga o prejuízo quando uma árvore que está na rua cai em cima de um carro, por exemplo?

Não adianta recorrer ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon). De acordo com o órgão, nesse tipo de ocorrência não se estabelece uma relação de consumo. Esse é um caso de responsabilidade civil da prefeitura.

De acordo com a Prefeitura do Recife, o cidadão deve ir até a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), preencher um documento explicando o que aconteceu e pedir indenização. É importante levar fotos e um orçamento com o valor do prejuízo. Se o processo demorar muito, o cidadão pode procurar a Justiça.

Na prática, muitas pessoas reclamam que fazem a queixa, mas o dinheiro demora a sair. Segundo o presidente da Emlurb, Eduardo Vital, a empresa precisa de um período entre 90 e 120 dias para verificar a relação de causa e efeito entre o que está sendo solicitado e o ganho ocorrido.

“Há um processo de verificação para que a Emlurb se responsabilize pela exata destruição. O prazo é esse, e não há situação em que o cidadão tenha deixado de receber se de fato tiver o direito”, explicou.

RISCO
Sobre as árvores que apresentam riscos nas ruas, o presidente da Emlurb explicou que é uma questão de prioridade. “Até junho deste ano, a Emlurb fez 15 mil podações e 250 erradicações. Para ter plantas adequadas nas ruas, nós precisamos mudar toda a estrutura arbórea da cidade. São 11.500 ruas no Recife. Multiplique dez árvores por rua, então você terá a dimensão do problema que a Emlurb tem enfrentado. Nos últimos quatro anos, temos trabalhado para fazer a substituição dessas árvores, mas é um processo que vai durar muito tempo”, disse.

Nenhum comentário: