terça-feira

Manter árvore pode dar até 20% de desconto no IPTU

Valor no desconto do contribuinte dependerá das ações sustentáveis.
Medida passa a valer apenas no ano que vem.

Do G1 SP

Quem plantar ou tiver árvore no quintal em Guarulhos, na Grande São Paulo, além de melhorar a qualidade do ar, ganhará desconto no IPTU. A cidade tem frota de mais de 440 mil veículos. O respirômetro da TV Globo indicou que em vias movimentadas, como a Estrada da Olaria e o Centro, o ar é péssimo.

A partir do ano que vem, a Prefeitura dará descontos no IPTU aos donos de imóveis que tiverem atitude ecológica, como cuidar de uma árvore na calçada ou manter um jardim dentro de casa.

A redução do imposto pode chegar a 20%, dependendo do número de medidas sustentáveis adotadas pelo morador. “Queremos que cada contribuinte procure a Prefeitura e diga: ‘Eu estou fazendo a minha parte para manter o planeta melhor, para manter a cidade melhor’”, disse o prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida.

Link - http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/07/manter-arvore-pode-dar-ate-20-de-desconto-no-iptu-em-guarulhos.html

Em Guarulhos, que tem apenas 30% de área verde, o cidadão tem um motivo e tanto para combater a poluição.

Mesmo em um dia chuvoso, quando o ar fica mais limpo, é difícil respirar na Estrada da Olaria, que dá acesso à Rodovia Ayrton Senna, onde o Respirômetro marcou 205 microgramas de partículas por metro cúbico, o que indica um ar péssimo.

“Os olhos ardem e a pele fica ressecada. É terrível”, diz a comerciante Nilzete Santos. “Tem hora que dá falta de ar e a roupa fica toda preta”, reclama o tapeceiro Ney de Almeida.
Quem combater a poluição economizará dinheiro. A Prefeitura da cidade criou o IPTU Verde, que dá descontos para quem cuidar do meio ambiente.

Dezenas de moradores podem pedir o benefício. Para isso, basta ter uma árvore plantada do lado de fora da casa ou uma área verde do lado de dentro dos portões. Os descontos são cumulativos e variam de acordo com a medida tomada pelo proprietário do imóvel.

Manter pelo menos uma árvore vale uma redução de até 2% no valor do IPTU anual. A economia com um telhado verde, todo coberto por plantas, é de 3%. O mesmo desconto será dado a quem construir um sistema de captação e reuso da água da chuva.

Para reduzir o IPTU é preciso adotar pelo menos duas medidas sustentáveis. “À medida que se planta mais árvores também na cidade, aquela poluição, que às vezes vai no nariz da pessoa, tem mais árvores plantadas, pode ter certeza que teremos um ar mais puro no município”, diz o prefeito da cidade, Sebastião Alves de Almeida.

Os moradores têm até o fim de setembro para fazer o pedido de desconto. A família de Gustavo, que mora há 18 anos em uma casa com árvores do lado de dentro e de fora, vai lucrar com a medida.



Nenhum comentário: