sábado

Recife recebe congresso internacional que discutirá arborização urbana

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e a Internacional Society of Arboriculture (ISA) por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e parceiros, realizam, de 6 a 11 de novembro de 2011, no Parque Dona Lindu, no Recife, 15º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana que, este ano, ocorrerá paralelo ao Ibero-americano, (15° Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – 15° CBAU e o 1° Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana – 1° CIAU).
O evento tem como objetivo principal estimular, apoiar e divulgar a produção do conhecimento técnico-científico da arboricultura para o manejo na arborização das cidades, dirigidas a profissionais da iniciativa privada, do poder público municipal, estadual e federal, entidades da sociedade civil e demais interessados, voltadas à defesa do meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável com a possibilidade de conservar e preservar ecossistemas naturais e urbanos.
 
No momento em que a Assembleia Geral das Nações Unidas, representada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elegeu 2011 o Ano Internacional das Florestas, o 15° CBAU & 1° CIAU terá como tema central a “Responsabilidade Pública e Qualidade Ambiental”. Contando com palestrantes brasileiros e internacionais, o Congresso Internacional será o maior fórum para discussões e soluções no cenário do paisagismo das cidades, em especial da arboricultura, voltado às práticas adequadas, à arborização e as florestas urbanas. As questões ambientais abordadas estarão associadas a biomas e ecossistemas cujas buscas das relações ecológicas favorecem o equilíbrio biológico, necessários ao bem-estar humano.
 
HISTÓRICO - Estudos sobre o Paisagismo no Brasil apontam o Estado de Pernambuco com referências marcantes, especialmente, no Recife. Blossfeld (1983) afirma que a mais antiga manifestação do paisagismo no Brasil ocorreu na primeira metade do século XVII em Pernambuco; os estudos de Mesquita (1998) indicam que nesse mesmo período o Recife foi, provavelmente, o primeiro núcleo urbano a dispor de arborização de rua no continente americano, tudo por iniciativa do Conde João Maurício de Nassau, durante o período holandês. Na opinião dos organizadores, Recife tem um patrimônio histórico paisagístico magnífico, além da mais antiga arborização projetada no Brasil. Aqui também se registra a passagem do paisagista Roberto Burle Marx e suas obras.
 
Inscrições com desconto podem ser feitas até 30 de julho e a submissão de resumos acontece até o dia 31 de agosto de 2011. Mais informações na Avenida engenheiro Domingos Ferreira, 4023 sala 1002 – Boa Viagem, Recife – PE/CEP 51021-040 no fax: (81) 3327.3068, pelos telefones: 3463.0206/3088.5302 ou pelo e-mail: cbau@bureaudeeventos.com.br.

Nenhum comentário: