quinta-feira

Tecnologia QR Code para as árvores urbanas (QRtreeCode)


Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. 

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. 

O dispositivo QR Code permite o acesso as informações da espécie arbórea, pelo celular, desde que tenha instalado o aplicativo, que é gratuito, e que tenha acesso à internet.

Ao posicionar o leitor diante do código, o usuário é remetido ao blog da arbóreo com informações sobre a espécie florestal em questão. Há também fotos, informações sobre pragas, vídeos, curiosidades e outras informações sobre a espécie consultada.

Ao alcance da mão, a tecnologia permite a visualização de fotos e vídeos em alta definição, para facilitar a identificação, com nome científico, morfologia, ocorrência no Brasil, ecologia, utilidades, métodos de propagação e plantio, e outras informações úteis que podem ser agregadas a página, após avaliação do editor, por meio de contribuições dos visitantes nos comentários.


No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, em junho de 2008, a cerveja Nova Schin publicou um anúncio com o código e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A revista Galileu, da editora Globo, também incluiu códigos QR para oferecer ao usuário acesso a informações extras pelo celular. Em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen utilizou o código para uma pequena ação em seu stand.

Realize o cadastramento arbóreo do seu condomínio, praça ou área verde! Faça um orçamento conosco (arboreo@arboreo.net)! Enviamos para qualquer lugar do Brasil! 


Literatura consultada: Wikipedia

Nenhum comentário: